9 de setembro de 2008

Gocce di memoria

O capítulo 5 de Memórias marca o fim da primeira parte da fanfic. A partir do próximo capítulo, acaba a busca e começa o reencontro. Mas é melhor não me estender muito nos detalhes. Afinal, são comentários para o post do próximo capítulo.


A música desse capítulo é da cantora italiana Giorgia. E mesmo eu não tendo gostado muito do Stonata (o último cd dela), ela continua sendo uma das minhas cantoras preferidas. Gocce di memoria, a música que usei nesse capítulo, é simplesmente linda. Pra quem não conhece muito bem a Giorgia, vou colocar uma "mini biografia" que fiz sobre ela há algum tempinho, tanto que nem fala do último cd.
Até mais!
Nina Neviani

No dia 26 de abril de 1971, nascia em Roma, aquela que depois seria considerada uma das maiores cantoras italianas.

Giorgia Todrani.

Giorgia (como é mais conhecida) nasceu em uma família habituada a conviver com música e aos 16 anos de idade começou a ter lições de música. Algum tempo depois, Giorgia passou a se exibir na banda do pai (Giulio Todrani), chamada “Io vorrei la pelle nera”.

No início dos anos noventa, Giorgia deixou de se exibir na banda do pai e começou a cantar na sua própria banda: “Friend Acoustic Night”.

A primeira aparição a nível nacional aconteceu em 1994, quando Giorgia participou do Sanremo na categoria “Giovani” com a canção “E poi”(Todrani, Calabrese, Rinalduzzi). O Festival da canção Italiana trouxe bons resultados para a cantora, o seu primeiro cd, intitulado “Giorgia”, vendeu 150.000 cópias e ainda em 94, a cantora romana foi convidada por Luciano Pavarotti a participar da edição daquele ano do “Pavarotti & Friends”.

E no Natal de 94, Giorgia ainda cantou para o Papa, no Vaticano.

Em 1995, Giorgia realizou um dueto com Andrea Bocelli na música “Vivo per lei”. No mesmo ano lançou seu segundo cd, chamado “Come Thelma & Louise”.

Novamente o Sanremo. Nesse ano, Giorgia concorreu na categoria “Big” com a música “Come saprei” (Cogliati, Todrani, Ramazzotti, Tosetto). E superando nomes consagrados como Gianni Morandi, Giorgia alcançou o primeiro lugar.

Em maio de 95, cantou “L’Ave Maria” para o Papa na Piazza S. Pietro. Ainda em 1995, o cantor Elton John a convida para acompanhá-lo como “Special Guest” nas apresentações italianas da sua turnê.

Em 1996, Giorgia retorna ao palco do Sanremo, e “sobe novamente ao podium”. Dessa vez com a canção “Strano il mio destino”(Todrani, Fabrizio), que ficou com a terceira colocação. No mesmo ano, Giorgia lança o seu terceiro cd, “Strano il mio destino – Live & Studio 95/96”.

Depois de uma breve pausa, em 1997 surge o quarto cd “Mangio troppa cioccolata”. No mesmo ano, Giorgia realizou mais um dueto, dessa vez com Pino Daniele, na música “Scirocco d’Africa”. A amizade com Pino Daniele renderia outros encontros musicais com o cantor.

Depois de uma pausa um pouco mais longa, Giorgia retorna em 1999 com o seu quinto cd em língua italiana: “Girasole”. Este álbum foi quase que inteiramente produzido por Giorgia.

No mesmo ano, Giorgia Todrani tornou-se embaixadora da Unicef.

“Senza Ali”, o sexto cd da cantora romana, é lançado em 2001 simultaneamente a mais uma participação no Festival da canção italiana. A música apresentada no Sanremo nesse ano é a belíssimo “Di sole e d’azzurro”, escrita por Zucchero, e segunda colocada no Festival.

O ano de 2002 ficou marcado pela morte de Alex Baroni, namorado de Giorgia. Alex Baroni, também cantor, faleceu no dia 13 de abril. No dia 23 de junho do mesmo ano, Giorgia se exibiu, como também fizeram muitos outros cantores, no palco “Festa Della Musica di Roma”, dedicada a memória de Baroni. Ainda em 2002, saiu o primeiro “Greatest Hits” de Giorgia “Le cose non vanno mai come credi”. O álbum contava com canções de sucesso como “Vivi davvero” e “Marzo”(dedicada a Alex Baroni), e vendeu mais de 400.000 cópias. O ano de 2002 traz mais um dueto para Giorgia, dessa vez com o ex-vocalista do Boyzone, Ronan Keating, na música “We’ve got tonight”.

O álbum seguinte da cantora romana foi “Ladra di vento”, lançado em 2003. No ano seguinte, foi lançado o DVD “Ladra di vento”, gravado em Milão.

O mais recente cd lançado por Giorgia foi o “MTV Unplugged Giorgia”, que teve também a sua versão em DVD, ambos gravados no dia 29 de april durante a transmissão do canal MTV.

O próximo cd da cantora italiana será lançado no segundo semestre de 2007.


Nenhum comentário: